O Tarô Zen, de Osho – Carta dos Arcanos Maiores – Integração
A carta da Integração nos fala da fusão dos opostos, da comunicação entre dualidades da vida… nos fala das polaridades trabalhando juntas num ininterrupto processo de autocrição e de transformação, onde cada parte contém uma parte do outro.
Sabe aquela historia de tudo junto e misturado… então, é mais ou menos isso. Ou então que os opostos se atraem, pois é!
Essa carta me fez pensar na nossa necessidade de dividir, separar.
Essa classificação dual nos ajuda a compreender aquilo que não é comum ou que é novo, é certo. O cérebro humano funciona dessa forma, ele precisa classificar, categorizar as informações para poder organizá-las, compreendê-las, dando-as assim um significado… por isso gostamos tanto de colocar as coisas “dentro de caixas”… se você é isso, você não é aquilo… se você gosta disso, é porque não gosta daquilo…
O problema é que nessa busca de compreensão e sentido, ficamos focados nas diferenças e acabamos por bloquear as mil outras possibilidades criadas pela interrelação dessas diferenças. Acabamos por romper o fil conector entre as partes, os “opostos”. E terminamos por perder o verdadeiro sentido da vida onde tudo é interdependente.
Esquecemos que no fundo, o que existe não são diferenças e sim polaridades formando o todo.
Quem já ouviu a expressão em inglês Think outside of de box? Numa tradução literária seria “Pense fora da caixa”… Pense de forma criativa, livre, inovadora… esteja aberto à todas as possibilidades… De repente isso se tornou uma urgência… Surpreendente? Eu diria, natural!
Mas como nos manter abertos à todas as possibilidades, se dentro de nós, continuamos acreditando que somos divididos? Direito e esquerdo, feminino e masculino, dentro e fora, certo e errado, sim e não… Só uma mente integrada, una, é capaz de ter um olhar livre de julgamentos, ou seja “fora da caixa”.
Osho diz em seu texto: “O conflito está no homem. A menos que seja resolvido ali, não poderá ser resolvido em nenhum outro lugar.”
Para pensarmos “fora da caixa” é necessário então vasculhar dentro da sua própria caixa primeiro… Conectando assim todas as partes do todo.
Faz sentido pra você?
Compartilhe sua reflexão conosco!
E assim é!
Namastê
Bela Louca Nanda
Em minha viagem ao Peru aprendi com um Xamã que os Incas consideram que não existe contrário, somente o complementar, o contrário afasta e o complementar nos aproxima. Sábios Incas, sábios xamãs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Sabias palavras. Obrigada de compartilhar esse espaço conosco.
CurtirCurtir